Orientações da WCA
[
wca-regulations-translations:68d19f4
]Observações
Tradução
Note-se que esta tradução não é uma versão oficial (embora seja disponilizada no site da WCA): ela pode ser útil, mas não vem com nenhuma garantia. Se houver diferenças entre a tradução e a versão (atualmente oficial) em inglês, esta última deve ser usada.
Regulamento da WCA
As orientações da WCA complementam o Regulamento da WCA. Por favor leia o regulamento para mais informações sobre a WCA.
Numeração
As orientações são numeradas em correspondência com regras do regulamento. Note-se que várias orientações podem corresponder à mesma regra e algumas orientações podem corresponder a regras que já não existem.
Classificação
Para ser mais informativo, cada orientação é classificada usando uma das seguintes indicações. Observe que são tratados como metadados, não como uma descrição do seu valor.
- ADIÇÃO Informação adicioanl para complementar o Regulamento.
- ESCLARECIMENTO Informação para responder qualquer questão quanto à interpretação do Regulamento.
- EXPLICAÇÃO Informação para esclarecer o objetivo do Regulamento.
- RECOMENDAÇÃO Algo que não é obrigatório, mas que deve ser feito sempre que possível.
- LEMBRETE Informação já dita em outra regra/orientação, mas que é importante reiterar.
- EXEMPLO Um exemplo de como aplicar uma regra.
Conteúdo
- Artigo 1: Oficiais
- Artigo 2: Competidores
- Artigo 3: Quebra-Cabeças
- Artigo 4: Embaralhamento
- Artigo 5: Defeitos no Quebra-cabeças
- Artigo 6: Prémios e Honras
- Artigo 7: Ambiente
- Artigo 8: Competição
- Artigo 9: Modalidades
- Artigo 10: Estado Resolvido
- Artigo 11: Incidentes
- Artigo A: Resolução em Velocidade
- Artigo B: Resolução vendada
- Artigo C: Resolução com uma mão
- Artigo D: Resolução com os pés
- Artigo E: Resolução em menos movimentos
- Artigo H: Resolução de Vários Cubos Vendado
Artigo 1: Oficiais
- 1c3+) RECOMENDAÇÃO Resultados devem estar prontos no fim do último dia de competição.
- 1c3++) ADIÇÃO Registos físicos (ex. folhas de resultados, soluções escritas para Resoluções em Menos Movimentos) devem ser mantidas pelo menos durante um mês. Registos digitais (ex. sequências de embaralhamento, resultados) devem ser mantidos permanentemente.
- 1c3b+) ESCLARECIMENTO Se existem vários grupos, não é necessário indentificar que competidor esteve em que grupo.
- 1c4+) RECOMENDAÇÃO Correções aos resultados devem estar disponíveis até uma semana após a data da competição.
- 1c10+) ESCLARECIMENTO É suficiente garantir o acesso a uma cópia digital do Regulamento.
- 1h+) RECOMENDAÇÃO Competidores no mesmo grupo devem usar as mesmas sequências de embaralhamento. Grupos diferentes devem usar sequências de embaralhamento diferentes.
- 1h++) RECOMENDAÇÃO Todas as tentativas de rondas finais e todas as rondas de Resolução em Menos Movimentos devem ter os mesmos embaralhamentos para todos competidores (i.e. apenas 1 grupo).
- 1h1+) ESCLARECIMENTO Embaralhadores/Juízes devem embaralhar/ajuizar outros competidores do mesmo grupo somente se for importante para a logística do campeonato.
Artigo 2: Competidores
- 2c+) ADIÇÃO Competidores que se registam pela primeira vez devem usar o seu nome real. Os competidores podem registrar-se usando uma alcunha razoável, segundo critério do Delegado da WCA.
- 2c++) ADIÇÃO Competidores não podem dar informações incorretas intencionalmente e competidores que já participaram anteriormente devem dar informações consistentes com as informações anteriores (como o nome exato e a indentificação na WCA).
- 2d+) ADIÇÃO Informações sobre data de nascimento e contato devem ser especialmente protegidas.
- 2d++) RECOMENDAÇÃO Se um terceiro (ex.: jornalista) solicitar à organização o contacto de algum(ns) competidor(es), deve-lhe(s) ser pedido primeiro o(s) seu(s) consentimento(s).
- 2h+) ESCLARECIMENTO Competidores podem estar descalços para resolver com os pés.
- 2j2+) EXEMPLO Por exemplo, se um competidor for desclassificado por não se apresentar para a ronda final, os resultados anteriores continuam válidos.
- 2s+) LEMBRETE Acomodações especiais devem ser reportadas no Relatório do Delegado.
Artigo 3: Quebra-Cabeças
- 3a+) ESCLARECIMENTO Competidores podem usar quebra-cabeças de qualquer tamanho razoável, segundo critério do Delegado da WCA.
- 3a++) ADIÇÃO Por defeito, o competidor deve usar o mesmo quebra-cabeças em tentativas consecutivas numa ronda de resolução rápida. O competidor pode trocar de quebra-cabeças entre tentavivas, a critério do juiz ou do Delegado da WCA.
- 3a+++) ESCLARECIMENTO Competidores podem pedir, em particular, quebra-cabeças emprestados a outros competidores.
- 3a1+) ESCLARECIMENTO Competidores podem ser desclassificados se não tiverem um quebra-cabeças disponível a ser usado em competição quando são chamados (ex: se planeou pedir o quebra-cabeças de outro competidor emprestado e este estiver a usá-lo no momento, não o podendo entregar).
- 3d1b+) ESCLARECIMENTO Padrões não necessitam de estar presentes em todas as faces, mas apenas nas faces onde uma cor distinta não possa ser encontrada. As peças não podem ter qualquer característica (ex: texturas, padrões irregulares) que significativamente as distingam de peças similares.
- 3h+) ESCLARECIMENTO Quebra-cabeças podem ser melhorados internamente, lixando ou lubrificando.
- 3h++) EXEMPLO Exemplos de melhorias: Novos movimentos possíveis, movimentos normais impossíveis, mais peças ou faces visíveis, cores na parte de trás são visíveis, movimentos são feitos automaticamente ou se o quebra-cabeça tiver mais do que um ou diferentes estados resolvidos.
- 3h2+) ESCLARECIMENTO No passado, quebra-cabeças de plástico colorido não eram permitidos. Esses quebra-cabeças são permitidos agora.
- 3h2++) ESCLARECIMENTO Quebra-cabeças de plástico colorido que diferem significativamente da maioria dos de produção em massa são apenas permitidos segundo critério do Delegado da WCA.
- 3j+) LEMBRETE No passado, peças gravadas/onduladas eram possíveis de utilizar. Isto já não é permitido.
- 3j2+) ESCLARECIMENTO No Clock, todas as faces dos dezoito relógios são consideradas peças similares.
- 3l+) ADIÇÃO Logotipos podem ter qualquer desenho razoável que não dê vantagens (ex. informação codificada que possa ser usada para batota) e devem deixar a parte colorida da peça claramente visível. Logotipos não convencionais só são permitidos segundo critério do Delegado da WCA.
Artigo 4: Embaralhamento
- 4b1+) LEMBRETE O Delegado da WCA não pode sob nenhuma circunstância gerar novamente qualquer embaralhamento para substituí-lo com o objetivo de filtragem. Por exemplo, não é permitido olhar os embaralhamentos de uma competição e gerar novamente todos para conseguir embaralhamentos "mais justos".
- 4b2+) ESCLARECIMENTO Em geral, todas as sequências de embaralhamento devem ser mantidas em segredo durante a competição e publicadas juntas no fim da mesma (ver Regra 1c3a). Em alguns casos (ex. recordes mundiais), a organização pode disponibilizar embaralhamentos específicos no fim da ronda.
- 4b4+) ADIÇÃO É permitido ao quebra-cabeças mudar de orientação quando é movido do embaralhador até à estação de resolução, desde que ninguém esteja a tentar influenciar a aleatoriedade da sua orientação (ver Regra A2e1).
- 4d+) ESCLARECIMENTO Alguns quebra-cabeças usam esquemas de cor padrão, exceto usando a cor preta no lugar da branca. Nesse caso, o preto é a cor mais escura do cubo e não deve ser tratada como o branco.
- 4f+) RECOMENDAÇÃO O Delegado da WCA deve gerar embaralhamentos suficientes para a competição, incluindo embaralhamentos a mais, para tentativas extras.
- 4f++) LEMBRETE Se o Delegado da WCA gerar qualquer embaralhamento adicional durante a competição, estes devem ser guardados (ver Regra 1c3a).
Artigo 5: Defeitos no Quebra-cabeças
- 5b5+) EXEMPLO Exemplos de peças fisicamente separadas que resultam num estado resolvido: Uma tampa do centro de um 3x3x3, uma peça de centro de cubos maiores, uma peça interna de cubos maiores.
- 5b5++) EXEMPLO Exemplos de peças fisicamente separadas que resultam em "DNF": duas tampas de centro do 3x3x3, duas peças de centro de cubos maiores, uma peça de meio do 3x3x3, uma peça de meio do 4x4x4, qualquer combinação de duas peças em que ambas sejam coloridas.
- 5b5+++) EXEMPLO Exemplo de peças não completamente encaixadas que resultam em estado resolvido: Uma peça de centro do 5x5x5 girada no lugar.
- 5b5++++) EXEMPLO Exemplo de peças fisicamente encaixadas, mas não totalmente, que resultam em "DNF": Peça de meio do 3x3x3 levemente desencaixada.
- 5c+) LEMBRETE Se um competidor tiver um defeito no quebra-cabeças, isso não lhe dá o direito a uma tentativa adicional.
Artigo 6: Prémios e Honras
- 6a+) ADIÇÃO Prémios e honras podem ser dados aos competidores, de acordo com o anunciado na competição.
- 6b+) RECOMENDAÇÃO Competidores devem estar na cerimónia de entrega de prémios para receber os seus prémios e honras.
- 6b1+) RECOMENDAÇÃO A cerimónia de entrega de prémios deve ser feita na área de competição, até uma hora após o fim da última modalidade.
- 6c+) RECOMENDAÇÃO Os vencedores de prémios e honras devem estar preparados para conversar com jornalistas ou qualquer outro meio de comunicação social que esteja a cobrir a competição.
- 6d+) RECOMENDAÇÃO A equipa de organização da competição deve ter certificados para todos os vencedores de categorias, assinadas pelo líder da organização e pelo Delegado da WCA.
Artigo 7: Ambiente
- 7d+) ADIÇÃO A temperatura da área de competição deve estar entre 21 e 25 graus Celsius.
- 7h2+) ADIÇÃO Os competidores na área de competição não devem ser capazes de ver os quebra-cabeças dos competidores no palco.
Artigo 8: Competição
- 8a4+) RECOMENDAÇÃO Mudanças para aumentar o número máximo de competidores na primeira ronda deve ser feita pelo menos um mês antes da competição. (veja a Regra 9r3).
- 8a4++) RECOMENDAÇÃO A competição deve ser anunciada no minimo um mês antes desta se iniciar.
- 8a5+) RECOMENDAÇÃO A competição deve ter pelo menos 12 competidores.
- 8a7+) ADIÇÃO Organizadores devem considerar realizar modificações nos cronómetros SpeedStacks para os tornar mais robustos contra incidentes comuns, como tornar os botões mais difíceis de pressionar por acidente (ex: através da colocação de anéis de proteção em volta dos botões) e protegendo a pilha de forma mais firme (ex: enchumaçando o compartimento da pilha).
Artigo 9: Modalidades
- 9b+) ADIÇÃO O formato preferido para a final de uma modalidade é "Média de 5" ou "Média de 3", se possível.
- 9b++) ADIÇÃO Modalidades diferentes dos especificados na Regra 9b podem ser feitos durante a competição, mas serão considerados não-oficiais e não serão incluídos nos resultados oficiais da competição.
- 9b3b+) ESCLARECIMENTO A "Média de 3" não afeta o ranking do competidor numa ronda "Melhor de 3" (que se baseia no melhor resultado). A WCA reconhece-o fora do formato da competição.
- 9f1+) EXEMPLO Se o Cronómetro mostrar 12.678 numa tentativa, o tempo registado é 12.67 (arredonda-se por defeito, eliminando o último dígito das centésimas). Um juiz pode escrever o tempo com a precisão total (e manter a precisão no cálculo de penalidades), desde que o anotador de resultados corte o resultado para os resultados oficiais.
- 9f4+) EXPLICAÇÃO O resultado de uma tentativa é DNF só se o competidor começar a tentativa apenas por indicar a sua prontidão (ver Regra A3b2) mas a tentativa foi desqualificada.
- 9f5+) ESCLARECIMENTO O resultado de uma tentativa é "DNS" se o competidor puder fazer a tentativa mas preferir não a fazer. Se o competidor não se classificou para a tentativa (como numa ronda combinada), ele não tem qualquer resultado para a tentativa.
- 9q+) RECOMENDAÇÃO Modalidades e rondas devem ter pelo menos dois competidores.
Artigo 10: Estado Resolvido
- 10f+) EXPLICAÇÃO Os limite de desalinhamento são selecionados para dividir naturalmente entre o estado resolvido do cubo (sem penalidades) e o estado onde falta um movimento.
Artigo 11: Incidentes
- 11e+) ESCLARECIMENTO Como os apelos não têm a garantia de que sejam bem sucedidos, o competidor pode escolher manter o cronómetro a correr enquanto apela e continuar a tentativa quando apropriado.
- 11e1+) LEMBRETE A tentativa extra deve ser embaralhada usando uma sequência de embaralhamento não modificada gerada pelo programa oficial. (ver Regra 4f, Orientação 4f+).
- 11e2+) ADIÇÃO Se uma tentativa adicional levar a uma outra tentativa adicional extra, o competidor deve continuar a realizar tentativas adicionais até que tenham sido realizadas suficientes para substituir as tentativas a substituir. As tentativas adicionais válidas substituem as tentativas numeradas por ordem crescente.
- 11e2++) EXEMPLO Suponha-se que um competidor tem 5 tentativas regulares numeradas, e a 2ª e 4ª levam a tentativas adicionais. Depois de terminar as 5 tentativas normais, o competidor continua com tentativas extra até que tenha realizado duas tentativas adicionais. A primeira substitui a 2ª tentativa e a outra substitui a 4ª tentativa.
Artigo A: Resolução em Velocidade
- A1a2+) ADIÇÃO Em caso de tempo limite cumulativo, o juiz anota o tempo original de "DNF" na folha de resultados entre parêntesis, por exemplo: "DNF (1:02.27)".
- A1a3+) LEMBRETE A equipa de organização e o Delegado da WCA devem ter em mente que o limite de tempo influencia a estratégia dos competidores (por exemplo, apressar as duas primeiras tentativas para tentar ficar abaixo do tempo limite de uma ronda combinada) e que mudar o limite de tempo depois de começar a ronda pode causar desvantagem injusta para alguns competidores.
- A1a4+) LEMBRETE Se o competidor exceder o limite de tempo acidentalmente, este deve ser aplicado retroativamente e o juiz, o competidor e o Delegado da WCA devem ser informados. (ver Regra 1g2). Os juizes devem estar sempre atentos ao limite de tempo da tentativa atual (que dependem das tentativas anteriores, no caso de tempo limite cumulativo).
- A1c+) ESCLARECIMENTO Delegados da WCA devem apenas usar este critério para prevenir competidores de serem danosos para o normal andamento da competição (ex: perderem deliberadamente tempo e/ou recursos). Competidores não devem ser desqualificados por um "mau" resultado quando estão a competir no melhor das suas possibilidades.
- A2c1+) ESCLARECIMENTO No passado, folhas de resultados eram usadas para cobrir os quebra-cabeças, deixando alguns lados expostos. Isto já não é permitido.
- A3c3+) ESCLARECIMENTO Um competidor pode colocar a zero o cronómetro Speed Stacks antes/durante a fase de inspeção se o juiz acidentalmente se esqueceu de o fazer. No entanto, é da responsabilidade do juiz garantir que o cronómetro Speed Stacks foi colocado a zero (ver Regra A3b). Se o competidor acidentalmente tentar iniciar a resolução com um cronómetro que o juiz não colocou a zero (ex: o competidor realiza a inspeção, coloca as mãos no cronómetro Speed Stacks durante um período aceitável e começa a manipular o quebra-cabeças), a tentativa deve ser substituída por uma tentativa adicional, segundo critério do Delegado da WCA.
- A3c4+) ESCLARECIMENTO Se um objeto fino dentro do quebra-cabeças estiver a ser utilizado, o juiz não pode removê-lo pelo competidor.
- A6b+) EXPLICAÇÃO O valor arbitrário de 0.06 segundos foi escolhido para acolher possíveis defeitos do cronómetro Speed Stacks.
- A6f+) ESCLARECIMENTO Se o competidor colocar o cronómetro a zero antes que o resultado tenha sido completamente registado, o juiz não deve apontar o resultado de memória ou através de um vídeo ou fotografia e tem de desqualificar a tentativa (DNF).
- A6g+) ADIÇÃO Enquanto se está a determinar se ocorreu uma penalidade por desalinhamento, o juiz não deve tocar no quebra-cabeças.
- A7c+) ADIÇÃO Se um resultado assinado pelo competidor for considerado incompleto ou ilegível, deve ser interpretado na forma menos favorável possível (ex. "1:05" será considerado 1:05.99, "25.X3" será considerado 25.73, se X puder ser um 1 ou um 7). Uma vez que o Cronómetro Speed Stacks apresenta um tempo do tipo X:0Y.ss como X:Y.ss, faltar um dígito das dezenas deve ser considerado de uma forma diferente de estar um dígito a faltar (ex. "1:2.27" deve ser considerado 1:02.27). O juiz que assinou o resultado ambíguo pode ser solicitado que o clarifique, segundo o critério do anotador de resultados.
- A7g+) EXEMPLO Exemplo de incidentes que podem levar à atribuição de uma tentativa adicional a um competidor novo: não esperar pela luz verde, começar ou terminar o cronómetro de forma imprópria, ir para além do tempo de inspeção devido a uma incorreta interpretação de como começar a resolução, ou outras penalidades por erros procedimentais.
- A7g++) ESCLARECIMENTO Penalidades individuais não podem ser descartadas para novos competidores. Uma tentativa adicional completa deve ser atribuída.
- A7g+++) RECOMENDAÇÃO O Delegado da WCA deve ter um critério muito restrito quando atribui mais do que uma tentativa adicional a um novo competidor. Se mais do que uma tentativa adicional for atribuída, deverá ser por outro incidente.
Artigo B: Resolução vendada
- B1+) LEMBRETE O competidor deve usar um quebra-cabeças sem texturas, marcas ou qualquer coisa que permita distinguir peças similares. (ver Regra 3k). Deve ser dada especial atenção a este facto na resolução vendada.
- B1b+) RECOMENDAÇÃO Vendas devem ser verificadas pelo Delegado da WCA antes de ser usadas na competição.
Artigo C: Resolução com uma mão
- C1b+) ESCLARECIMENTO O competidor pode usar as duas mãos durante a inspeção.
- C1b++) ESCLARECIMENTO O competidor não precisa usar a mesma mão em diferentes tentativas da mesma ronda.
- C1b2+) LEMBRETE O uso da superficie é permitido enquanto repara o quebra-cabeças.
Artigo D: Resolução com os pés
- D1b+) ESCLARECIMENTO O competidor pode usar meias enquanto resolve.
- D1c+) LEMBRETE Enquanto repara o quebra-cabeças, outras partes do corpo não podem tocar no quebra-cabeças.
Artigo E: Resolução em menos movimentos
- E2b+) ESCLARECIMENTO O competidor pode acabar uma tentativa entregando uma solução antes do limite de tempo.
- E2c+) ESCLARECIMENTO Apesar do juiz poder dar uma folha para os competidores submeterem soluções, um competidor pode submeter uma solução numa folha de papel diferente, desde que haja uma única sequência de movimentos indicada de forma não ambígua como a solução a submeter. (Note-se que essa folha tem de ser fornecida pelo juiz, de acordo com a Regra E3a.)
- E2c++) ESCLARECIMENTO A solução do competidor só pode conter movimentos que são exatamente definidos pela Regra 12a. Exemplos de notação e movimentos que não são permitidos em competição: [F], [R, U], [R: U], R'2, L'w, f, M, U2'.
- E3b+) LEMBRETE Cubo de Rubik refere-se apenas ao quebra-cabeças standard 3x3x3.
- E3d+) ESCLARECIMENTO Qualquer cronómetro ou relógio usado pelo competidor não pode ter qualquer função que possa ajudar o competidor a encontrar uma solução.
- E3d++) ESCLARECIMENTO Competidores não podem considerar o seu cronómetro ou relógio pessoal como o tempo oficial, tendo que submeter a sua solução após o juiz dizer "STOP".
Artigo H: Resolução de Vários Cubos Vendado
- H1b1+) LEMBRETE A tentativa não é desclassificada ao chegar ao limite de tempo, devido a exceções na Resolução de Vários Cubos Vendado. (ver Regra A1a4 e a Regra A1a5).
- H1b1++) ADIÇÃO O juiz pode permitir que o competidor continue a tentativa não oficialmente, mas a tentativa deve ser parada e julgada primeiro, de acordo com o Regulamento.
- H1d+) EXEMPLO Exemplo: Suponha-se que um competidor tenta 10 cubos e pára o cronómetro com um tempo de 59:57 e tem duas penalidades de tempo. O resultado final será 59:57 + 2*2 = 60:01 (ver também a Regra A1a5).
- H1d++) EXEMPLO Exemplo: Suponha-se que um competidor tenta 10 cubos e o juiz o interrompe aos 60 minutos e existem duas penalidades de tempo. O resultado final será 60:00 + 2*2 = 60:04.